Muitos gestores sabem que uma parcela significativa dos custos operacionais de sua empresa está relacionada ao consumo de energia, afinal, para muitas empresas, a conta de energia pesa – e muito!
E não é por menos, afinal muitas empresas sentiram um aumento significativo nas contas de energia em 2024. A partir de agosto até novembro de 2024, foram acionadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) as bandeiras tarifárias que chegaram a aplicação da bandeira vermelha patamar 2, que representa um maior impacto ao consumidor, depois de um longo tempo de aplicação da Bandeira Verde.
No mês de Setembro, cuja bandeira foi vermelha patamar 2, o acréscimo na tarifa do consumidor chegou a até R$ 7,877 para cada 100 KWh consumidos, o que pesou ainda mais no orçamento das instituições e impactou a inflação no período. As bandeiras tarifárias são acionadas conforme as condições de geração de energia.
Apesar do ano de 2024 ter se encerrado com bandeira tarifária verde, a preocupação está na inconstância: o início do segundo semestre no ano passado foi conturbado, com variações nas bandeiras tarifárias e do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), elevando o custo da energia.
O ponto principal é apresentar que as variações nos valores preocupam não apenas os usuários, mas também as empresas que necessitam de estabilidade e controle mais preciso dos gastos energéticos.
Mas, você sabia que existe uma forma de reduzir esses gastos de maneira significativa, e escapar dessas variações tendo mais economia e previsibilidade? Isso mesmo! Estamos falando do Mercado Livre de Energia (MLE).
O que é o Mercado Livre de Energia?
Imagine que a energia elétrica fosse como qualquer outro produto? Pois é, como o próprio nome já indica, com o Mercado Livre de Energia, você não é mais um consumidor passivo, mas sim um cliente com poder de escolha.
Em vez de pagar um preço determinado pela distribuidora local, você pode negociar diretamente com diversos fornecedores, comparando preços e condições e escolhendo a opção que melhor se adapta às suas necessidades.
O MLE é um ambiente de contratação onde as empresas podem negociar diretamente com fornecedores de energia, ao contrário do mercado regulado, em que a energia é fornecida por uma distribuidora local com tarifas previamente estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A flexibilização dos contratos, prazos e preços no MLE tem atraído cada vez maiores consumidores. Sem a intermediação das distribuidoras, empresas podem escolher livremente seus fornecedores e negociar condições mais vantajosas, diferentemente do mercado regulado.
Com a recente Resolução Normativa nº 1.081/2023 da Aneel, essa possibilidade se expandiu ainda mais, onde todos os consumidores que utilizam média e alta tensão (Grupo A) podem aderir ao Mercado Livre, democratizando o acesso a essa modalidade.
Conforme dados extraídos do Boletim da Energia Livre da Associação Brasileira das Comercializadoras de Energia Elétrica (Abraceel), em agosto de 2024, o Mercado Livre alcançou 53.880 unidades consumidoras no Brasil, representando um aumento de 50% em relação ao ano anterior. Trazendo uma resposta interessante aos valores crescentes devido às variações das bandeiras tarifárias.
Como Funciona o Mercado Livre de Energia?
Se você está pensando em entrar no Mercado Livre de Energia, é importante saber que, mesmo nesse modelo, a responsabilidade de entrega da energia ainda fica nas mãos da distribuidora. Ou seja, a estrutura do Ambiente de Contratação Regulada continua no jogo.
Quando um cliente escolhe a Quanta, por exemplo, o contrato é exclusivamente sobre o fornecimento de energia. Os outros itens da conta, como impostos (dependendo do estado), taxa pelo uso da rede, ainda são pagos à distribuidora.
Portanto, você vai receber duas faturas: uma da distribuidora, sem a cobrança de consumo, e outra referente ao contrato que você firmou no mercado livre.

Como é possível economizar no Mercado Livre de Energia?
Talvez você não saiba, mas há algumas décadas, os brasileiros não podiam escolher a operadora de telefonia. Com a abertura do mercado, cada um pôde decidir qual serviço melhor atendia suas necessidades, podendo comparar preços e qualidade.
O MLE traz essa mesma liberdade para os consumidores que antes só podiam contratar energia no modelo cativo. Para quem vive em áreas com tarifas altíssimas, migrar para esse modelo pode ser uma verdadeira transformação para o bolso dos gestores, afinal uma das principais vantagens do mercado livre de energia é a possibilidade de redução significativa nos custos.
Os preços de compra de energia nesse modelo são geralmente mais baixos comparados àqueles praticados no mercado regulado. Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que as tarifas podem diminuir entre 15% e 20% para os consumidores que optam por essa migração.
A economia é, sem dúvida, o grande atrativo dessa mudança, porque muitas empresas relatam uma redução nos custos de energia de até 30%, com contas mais leves, os negócios se sentem motivados a aumentar seu consumo de energia, o que pode levar a um aumento na produção. Isso cria um ciclo positivo onde a redução de custos ajuda a manter as operações, e ainda impulsiona o crescimento.
Descubra como economizar no MLE com a Quanta
A Quanta auxilia empresas de diversos setores, inclusive, empresas de varejo e serviços de grande porte a migrarem para o MLE. Um dos exemplos que temos de empresa que reduziu muito seus custos e economizou com o MLE, foi a Lojas Renner, uma das maiores varejistas do Brasil.
Nós a ajudamos a migrar, mostrando que essa é uma excelente opção para marcas que buscam economia. Com essa mudança, a Renner passou a ter mais controle sobre seus contratos de energia, permitindo a negociação de condições mais favoráveis e a escolha de fontes de energia mais sustentáveis.
A nossa parceria com a Renner gerou resultados expressivos como:
● Redução significativa dos custos com energia: Através de uma gestão eficiente e da compra de energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL) – como também é conhecido o Mercado Livre de Energia -, a Renner conseguiu reduzir consideravelmente suas despesas.
● Mais eficiência no processo de migração ao MLE: Durante todo o processo de migração, a Quanta gerenciou várias frentes que garantiram uma comunicação clara e eficaz para a finalização rápida e personalizada às necessidades do negócio. Não afetando a rotina da empresa e garantindo transparência em todas as etapas.
● Compromisso com a sustentabilidade: A escolha por fontes de energia renováveis e de baixo impacto ambiental demonstra o compromisso da Renner com práticas sustentáveis. O que a posiciona perante os consumidores, que estão cada vez mais críticos quanto às ações ESG das empresas que consomem.

Como contribuímos para esse sucesso da Renner?
Oferecemos à Renner um suporte completo, desde a análise do perfil de consumo até a implementação de soluções personalizadas. Atuamos como consultores, auxiliando a Renner na escolha da melhor estratégia para o Mercado Livre e na negociação dos contratos.
Com o suporte flexível e contínuo da Quanta, a Renner conseguiu adaptar sua gestão energética de acordo com suas necessidades, aproveitando oportunidades para expandir e explorar novas unidades de negócios. E hoje a Renner continua colhendo os frutos dessa parceria, que tem sido fundamental para sua estratégia energética e seu compromisso com um futuro mais verde.
Como a Quanta pode ajudar sua empresa no Mercado Livre de Energia?
Agora que você já sabe que o Mercado Livre de Energia é o caminho certo para empresas que buscam mais economia, a Quanta pode ajudar a tornar essa jornada simples e vantajosa. Com uma equipe de especialistas experientes, orientamos você em cada etapa da migração e garantimos condições personalizadas, negociando contratos que ofereçam previsibilidade e acesso à energia renovável.
Fale com nossos especialistas e descubra como podemos otimizar os custos e a sustentabilidade do seu negócio, fazendo parte de um futuro mais consciente e econômico. Aproveite também de acompanhar outros conteúdos como esse que estão disponíveis em nosso blog e em nossas redes sociais: Instagram, LinkedIn e YouTube.