Início / Como se calcula e o que influencia o preço do PLD?

Como se calcula e o que influencia o preço do PLD?

O PLD – Preço de Liquidação das Diferenças é usado como referência no Mercado de Curto Prazo – MCP e serve para contabilizar todas as sobras e déficits dos agentes, sejam eles consumidores, geradores e ou autoprodutores no Mercado Livre. Toda sobra ou déficit de energia será contabilizada ao preço do PLD do mês. 


Ele é calculado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) diariamente para cada hora do dia seguinte, considerando a aplicação dos limites máximos (horário e estrutural) e mínimo vigentes para cada período de apuração e para cada submercado. Este cálculo é realizado por modelos computacionais (Newave, Decomp e Dessem) e tem como base o Custo Marginal de Operação (CMO).

Como se calcula a PLD

Com base nos modelos matemáticos usados pelo setor elétrico, conforme os tipos de operação do sistema:

  • NEWAVE: Médio e longo prazo
  • DECOMP: Curto prazo
  • DESSEM: Curtíssimo prazo
(Imagem reprodução: CCEE
(Imagem reprodução: CCEE)

E afinal, o que influencia no preço do PLD

Devido ao predomínio da fonte hídrica no SIN (Sistema Interligado Nacional), o PLD tem como objetivo encontrar o ponto certo entre a utilização da energia provinda das hidrelétricas e o armazenamento de água para utilização futura.

A maior utilização da energia hidrelétrica traria menores custos imediatos ao sistema, por ser uma fonte mais barata, mas seu uso demasiado aumentará os preços futuros, uma vez que com menos água nos reservatórios se faz necessário acionar térmicas movidas a combustíveis mais caros, e aumentará o risco de déficit de energia.

Deste modo, utilizando os modelos computacionais DESSEM (diário), DECOMP (curto prazo) e NEWAVE (longo prazo), o PLD é calculado baseado principalmente no estado atual dos reservatórios, previsão de chuvas, demanda de energia, juntamente com a projeção de variabilidade de geração intermitente (eólica e solar), preço de combustíveis das usinas térmicas, entrada de novos projetos e disponibilidade de transmissão e geração.

Fundamentalmente, quando os reservatórios estão com alto armazenamento e as previsões climáticas são favoráveis, ou seja,  maior incidência de chuvas nas principais bacias hidrográficas para a geração, o Preço de Liquidação das Diferenças é menor. Caso os reservatórios estejam com volumes mais baixos e a previsão de chuvas seja desfavorável, seu preço aumenta.

O Preço de Liquidação das Diferenças é a variável mais importante para o Mercado Livre de Energia, pois além de ser o preço base para as contratações da energia que não foram adquiridas previamente e negociadas no Mercado de Curto Prazo, influencia diretamente nos preços para contratação de médio e longo prazos. 

Quanta Geração

Entender o que é PLD é muito importante para operar com mais autonomia e segurança no Mercado Livre de Energia. Dessa forma, é possível obter informações mais assertivas e negociar o preço da energia de forma mais estratégica.

A Quanta Geração atua na gestão de Energia no Mercado Livre de Energia e oferece consultoria para empresas durante todo o processo de negociação de energia. Ficou com alguma dúvida?

Para saber mais acompanhe essa e outras matérias no nosso blog e também nas nossas redes sociais! Estamos no: Instagram, LinkedInYouTube.

Sobre o autor:

Grupo Quanta

Compartilhe:

Newsletter

Ao cadastrar, você aceitará nossas Política de Privacidade.

Verified by MonsterInsights