Início / Como Escolher o Fornecedor de Energia Ideal para seu Negócio

Como Escolher o Fornecedor de Energia Ideal para seu Negócio

Veja dicas para escolher o fornecimento de energia mais adequado para o seu negócio e descubra como esse pode ser um fator determinante na redução de custos

Veja dicas para escolher o fornecimento de energia mais adequado para o seu negócio e descubra como esse pode ser um fator determinante na redução de custos.

No passado, as empresas brasileiras dependiam de um único fornecedor de energia elétrica, a distribuidora local. Essa realidade limitava as opções e impedia a busca por soluções mais vantajosas. Mas, com a chegada do Mercado Livre de Energia (MLE) e a abertura dele para negócios que gastam mais de R$5 mil com a fatura de eletricidade, tudo mudou. 

Agora, gestores de organizações, indústrias e comércios têm a liberdade de escolher o fornecedor de energia que melhor atende às suas necessidades, o que resulta na diminuição de custos com as contas de luz, impulsionando a eficiência energética e contribuindo para práticas mais sustentáveis. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Siga essas duas dicas para escolher o melhor fornecimento de energia

No Mercado Livre de Energia, os consumidores finais dos mais variados setores – como por exemplo, indústrias e comércios – negociam e compram energia diretamente com geradoras ou comercializadoras, que podem oferecer diferentes tipos de planos e serviços, como tarifas por horário de uso, programas de gestão de demanda e soluções de geração distribuída.

Para aproveitar ao máximo as vantagens do MLE  e escolher um fornecedor de energia adequado a sua necessidade, é importante seguir alguns passos, como por exemplo,  o de avaliar o seu perfil de gasto quanto a quantidade de energia. É só por meio dessa base de análise do histórico de consumo de energia da sua empresa, que você vai entender as reais necessidades dela ao mesmo tempo que conhece melhor os hábitos de consumo.

Além disso, existem outros pontos a serem seguidos nesse processo. Confira!

1. Defina seus objetivos e negocie

Determine o que você espera alcançar com esse fornecimento de energia. Seja sua meta reduzir custos, melhorar a eficiência energética ou contribuir para a sustentabilidade. Além disso, é imprescindível que você compare preços, planos e serviços oferecidos pelas diferentes comercializadoras do MLE. Não hesite em negociar para obter o melhor preço e as melhores condições para o seu negócio e peça sempre para esse fornecedor de energia um orçamento para que você comece a comparar com outros. 

2. Faça uma pesquisa antes de escolher um fornecedor de energia

Para entender e descobrir se a sua negociação está sendo feita com uma empresa responsável, é indispensável conhecer o histórico dela. Uma boa opção para conseguir isso é separar um momento para pesquisar sobre a organização e você pode começar visitando o site, as redes sociais, jogando o nome dela em sites de pesquisa, entre outros. 

Não deixe de averiguar o nível de satisfação de antigos clientes para ter certeza do que é oferecido, e se for necessário, faça uma consulta mais a fundo sobre a opinião desses antigos clientes. Saiba qual é o capital social dos fornecedores, seu faturamento anual e o grupo econômico ao qual está ligado, e tire as suas dúvidas antes da contratação efetiva.  

No geral, quando você opta por fechar negócios com empresas que já atuam há algum tempo no mercado (no mínimo 10 anos), a chance de receber um serviço de mais qualidade é bem maior.  Após analisar todas as opções, escolha o fornecedor de energia que melhor atende às suas necessidades e objetivos, e não esqueça de ler o contrato com atenção antes de assinar para entender todos os termos e condições.

Mas afinal o que é o Mercado Livre de Energia?

O MLE, ou também conhecido ACLAmbiente de Comercialização Livre -, foi criado pela Lei nº 12.783/2011 e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Ele nada mais é do que uma arena de livre competição entre empresas comercializadoras de energia. Isso significa que, em vez de ficar presa a um único fornecedor, o seu negócio pode comparar preços para entender o que exatamente se encaixa no seu perfil de consumo e objetivos.

Esse ambiente permite que você negocie valores mais vantajosos com diferentes fornecedores, o que pode levar a uma economia significativa nas fatura de energia. Mas como dar o primeiro passo nesse novo mercado de fornecimento de energia

É aí que a Quanta entra em cena!

Tenha uma redução de custo de até 30% na sua conta de luz empresarial

Por meio de um processo simples, eficiente e vantajoso, nós podemos ajudar a transformar o modo como você recebe energia elétrica. Mas, será que a sua marca está apta a fazer essa migração? Bom, se a conta de luz do seu negócio é maior que R$10 mil, chegou a hora de você aproveitar todos os benefícios do Mercado Livre de Energia e ainda economizar até 30% no fim do mês.

Com a Quanta, você garante:

  • Liberdade de escolha: Tenha em suas mãos o poder de escolher as melhores condições contratuais, preços e prazos para o seu negócio.
  • Controle total: Obtenha maior gerenciamento do consumo energético da sua operação, otimizando os recursos e reduzindo desperdícios.
  • Flexibilidade sob medida: Conte com um contrato personalizado, de acordo com as suas necessidades e perfil de consumo.
  • Sustentabilidade com impacto: Opte por energia limpa e certificada, contribuindo para um futuro mais verde e sustentável.

Nós estamos no mercado de energia há mais de 18 anos, garantindo confiabilidade e segurança em todo o processo dos nossos parceiros. Mais de 800 unidades consumidoras já recebem a nossa energia e a próxima pode ser a sua!. Receba gratuitamente uma avaliação da conta de energia do seu negócio e liberte-se da falta de oportunidade.

Sobre o autor:

Grupo Quanta

Compartilhe:

Newsletter

Ao cadastrar, você aceitará nossas Política de Privacidade.