Início / Como saber se sua empresa está apta para o Mercado Livre de Energia?

Como saber se sua empresa está apta para o Mercado Livre de Energia?

Se você deseja maior flexibilidade, controle de custos e economia de dinheiro no gerenciamento de energia, ingressar no Mercado Livre de Energia é uma decisão assertiva.

Além dos ganhos em economia, com a crescente demanda por energia sustentável, o Mercado Livre de Energia também oferece uma solução prática para as empresas reduzirem suas emissões de carbono.

Como proporciona uma redução a partir de 20% na conta de luz e melhora os indicadores de sustentabilidade por meio do uso de energia limpa, o Mercado Livre de Energia (MLE) não para de crescer no Brasil.

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), no primeiro trimestre de 2023 houve um aumento de 30% de empresas participantes no MLE. Com isso, o chamado “Ambiente de Contratação Livre” (ACL) alcançou a marca de 32 mil consumidores aptos a negociar a compra de energia com qualquer fornecedor, comercializador ou gerador.

A partir de janeiro de 2024, esse mercado vai crescer ainda mais. Isso porque, o Ministério de Minas e Energia (MME), por meio da Portaria 50/2022, abrirá o Mercado Livre de Energia a todos os consumidores conectados à rede de média e alta tensão, classificados como “grupo A”.

Na prática, isso significa que mais de 100 mil novas empresas estarão aptas à migração ao MLE.

É o caso da sua empresa?

Conheça a seguir todos os requisitos que sua empresa precisa para se beneficiar com a compra de energia mais barata.

Requisitos para o Mercado Livre de Energia até dezembro de 2023

Atualmente, existem três requisitos principais para aderir ao Mercado Livre de Energia:

  1. Empresa com uma única unidade consumidora, cuja demanda contratada é igual ou acima de 500kW;
  2. Empresa com duas ou mais unidades consumidoras, com a mesma raiz de CNPJ, cujo somatório das demandas contratadas somem no mínimo 500kW;
  3. Empresas localizadas em áreas contíguas, porém com CNPJ distintos, cujo somatório das demandas contratadas somem no mínimo 500kW.

Requisitos para o Mercado Livre de Energia a partir de janeiro de 2024

  1. Qualquer Empresa ou unidade consumidora classificada como “Grupo A”, com qualquer valor de demanda contratada, atendida em média ou alta tensão pela distribuidora de energia elétrica.

Por que migrar para o Mercado Livre de Energia?

Conheça as principais vantagens de participar do Ambiente de Contratação Livre;

  • Economia financeira de mais de 20% na conta de energia, com liberdade para negociar preços e condições contratuais mais favoráveis;
  • Flexibilidade para contratar energia elétrica de acordo com o perfil e necessidades específicas da empresa;
  • Incentivo à adoção de medidas de eficiência energética para reduzir o consumo e, consequentemente, os custos;
  • Uso de energia elétrica de fontes renováveis e certificadas, promovendo a sustentabilidade e responsabilidade socioambiental da empresa;
  • Previsibilidade dos custos de energia elétrica, permitindo a elaboração de orçamentos mais precisos;
  • Independência em relação às variações das tarifas reguladas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica);

Ganho de competitividade no mercado, uma vez que a redução dos custos com energia elétrica pode refletir em preços menores para os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Faça uma simulação agora descubra o quanto sua empresa pode economizar!

O Mercado Livre de Energia no Brasil

O Mercado Livre de Energia (MLE) no Brasil foi instituído em 1995, por meio da Lei nº 9.074/95, como uma opção para os consumidores que desejavam ter mais controle sobre os preços e a qualidade da energia elétrica que consumiam.

Antes disso, o mercado de energia elétrica no País era totalmente regulado pela Eletrobras, empresa responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em todo o território nacional.

A partir da criação do MLE, os consumidores que possuíam demanda contratada igual ou superior a 3 MW (megawatts) passaram a ter a possibilidade de comprar energia elétrica diretamente dos geradores, em um ambiente de livre negociação.

Esse novo modelo permitiu que os grandes consumidores pudessem escolher a fonte de energia elétrica que desejavam consumir, negociar preços diretamente com os geradores e reduzir seus custos com energia.

Desde então, o mercado de energia elétrica brasileiro passou por diversas mudanças, visando aprimorar o funcionamento do MLE e ampliar o número de consumidores elegíveis ao ambiente livre de contratação.

No dia 28/09/2022, o Ministério de Minas e Energia (MME) emitiu a Portaria 50/2022, que abriu a possibilidade para os consumidores de alta e média tensão do grupo A adquirirem energia elétrica de qualquer fornecedor.

Essa medida representou um avanço significativo no mercado elétrico brasileiro, que hoje é considerado um dos mais desenvolvidos da América Latina, com cerca de 30% do consumo de energia elétrica do país sendo atendido por esse modelo.

Como a Quanta pode ajudar sua empresa?

A Quanta acredita que a energia é o bem mais precioso do ser humano. Nosso compromisso vai além de gerar e comercializar energia limpa e sustentável. Buscamos estabelecer relações saudáveis, prósperas e duradouras, desde a qualidade da energia que produzimos até a quantidade que empregamos em nossas ações.

Com o propósito de gerar as melhores energias e contribuir para um mundo mais sustentável, atuamos no mercado brasileiro de energia limpa desde 2005. Somos a parceria ideal para empresas de todos os tamanhos, oferecendo soluções que promovem economia financeira e sustentabilidade ambiental. Junte-se a nós na construção de um mundo melhor através de fontes renováveis e oportunidades no Mercado Livre de Energia e Geração Distribuída.

Faça uma avaliação gratuita e simule a economia financeira que você pode obter em parceria com a Quanta.

Leia aqui mais conteúdos sobre eficiência energética, energia renovável, Geração Distribuída e Mercado Livre de Energia

Sobre o autor:

Grupo Quanta

Compartilhe:

Newsletter

Ao cadastrar, você aceitará nossas Política de Privacidade.

Verified by MonsterInsights