Início / Guia Prático: Autonomia Energética para Líderes Empresariais no Mercado Livre de Energia 

Guia Prático: Autonomia Energética para Líderes Empresariais no Mercado Livre de Energia 

A autonomia energética está se tornando uma necessidade inadiável para líderes empresariais que precisam garantir a sustentabilidade e a competitividade de suas marcas. Com a crescente preocupação com os altos custos com energia e a instabilidade nos preços aplicados pelas distribuidoras, a transição para fontes de energia renovável através da migração para o Mercado Livre de Energia é o principal passo para alcançar essa autonomia. 

Entendendo essa necessidade, governos e empresas, se empenham em garantir a segurança energética e alcançar a tão almejada autossuficiência. Mas, o que de fato significam esses conceitos e como se diferenciam? 

Neste guia prático, vamos apresentar os principais benefícios da autonomia energética com orientações funcionais sobre como líderes empresariais podem alcançá-la. Boa leitura!  

Tópico 1: O que é autonomia energética?

Autonomia energética é a capacidade de uma empresa ou unidade consumidora de satisfazer suas necessidades energéticas sem depender de fontes externas. Isso envolve a produção e gerenciamento de energia de forma independente, utilizando principalmente fontes renováveis como energia solar, eólica e hídrica. 

Usina solar Itaperuna

Tópico 2: A autonomia energética e a segurança energética

Segurança energética refere-se ao processo contínuo de assegurar a quantidade necessária de energia para as atividades diárias e a vida das pessoas, garantindo também sua acessibilidade econômica. 

De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), a segurança energética pode ser vista sob duas perspectivas: a curto prazo – que se concentra na capacidade do sistema de energia em responder rapidamente às flutuações na oferta e demanda – e a longo prazo – que envolve investimentos no fornecimento de energia e sua relação com o desenvolvimento econômico e necessidades ambientais. 

A segurança do fornecimento é influenciada por riscos técnicos e econômicos. A exemplo disso temos problemas que ocorrem frequentemente como falhas nas infraestruturas e variações nos preços de energia. Além desses perigos, o fornecimento mundial de energia é condicionado por fatores físicos, custos de extração, avanços tecnológicos e questões políticas, o que gera mais insegurança. 

Nesse sentido, a autonomia energética traz um conceito importante: o direito das comunidades de gerir suas próprias fontes de energia de acordo com suas circunstâncias locais.  

Tópico 3: Benefícios da autonomia energética

Líderes empresariais estão cada vez mais adotando a autonomia energética para melhorar a eficiência de suas operações. Esse movimento além de reduzir os custos com energia, também oferece maior segurança no fornecimento e contribui para a sustentabilidade ambiental.   

Descubra abaixo como a autonomia energética pode trazer benefícios significativos para a sua empresa. 

Redução de custos 

A dependência de fontes externas de energia coloca as empresas em um papel de flutuações de preços e bandeiras tarifárias. Ao terem mais autonomia energética, elas conseguem controlar melhor seus custos operacionais.  

Uma das formas mais eficientes de economizar na conta de energia é migrar do mercado cativo (liderado pelas concessionárias de energia locais) para o Ambiente Livre de Contratação (ACL), também chamado de Mercado Livre de Energia.   

Segurança e confiança 

É fato que a autonomia energética oferece uma maior segurança no fornecimento de energia, diminuindo os riscos associados a falhas na distribuição de energia elétrica. A descentralização das fontes de energia, como a construção de subestações e a utilização de cogeração, pode assegurar uma disponibilidade contínua e confiável de energia. 

Sustentabilidade ambiental 

E é inevitável dizer que a transição para fontes de energia renovável é um passo fundamental para a descarbonização. Líderes empresariais que adotam práticas sustentáveis contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se às metas globais de contenção das mudanças climáticas.   

Tópico 4: Como alcançar a autonomia energética?

O primeiro passo para alcançar a autonomia energética é realizar uma avaliação detalhada do consumo de energia das suas unidades consumidoras. Identificar os principais pontos de consumo e desperdício de energia permite que as empresas desenvolvam estratégias eficientes de gerenciamento energético.  

Depois dessa avaliação, existem muitas maneiras de alcançar essa autossuficiência, mas a principal delas é contar com bons especialistas que conheçam o mercado. Confira nos próximos parágrafos. 

Tópico 5: Migre para o Mercado Livre de Energia

A migração para o Mercado Livre de Energia é uma oportunidade divisora de águas para empresas que buscam maior autonomia energética e redução de custos operacionais. Nele, as empresas podem negociar diretamente com os fornecedores de energia, aproveitando as condições mais vantajosas e personalizadas para suas necessidades específicas. 

De acordo com a Portaria Normativa 50 do Ministério de Minas e Energia (MME), hoje não há mais limite mínimo para a migração de clientes de alta e média tensão (Grupo A) para o Mercado Livre de Energia. Assim, qualquer consumidor com essa classificação pode entrar no mercado, independentemente do setor ou volume de demanda. 

Tópico 6: A Quanta ajuda o seu negócio a ter autonomia energética

Se você quer fazer parte desse time de líderes empresariais e precisa garantir a eficiência máxima que tanto busca e sair na frente dos seus concorrentes sem o peso do alto custo de energia, o primeiro passo é acessar o nosso simulador online e de cara descobrir quantos reais você pode economizar todo mês na sua conta  

Tendo viabilidade da unidade consumidora, nós realizaremos um estudo para atingir o melhor preço de compra de energia de acordo com as necessidades específicas da sua instalação – e encontrar as melhores condições contratuais, garantindo flexibilidade e segurança. 

Vale dizer que ao migrar para o Mercado Livre de Energia sua empresa pode se beneficiar de uma gestão transparente e personalizada, garantindo uma economia de até 30% na conta de luz. Além de receber da Quanta o nosso exclusivo Selo de Energia Limpa, um diferencial de mercado que posiciona a sua marca no caminho ESG.  

Se a conta de luz da sua empresa ultrapassa R$ 10 mil, este é o momento ideal para considerar essa mudança e potencializar sua economia com a Quanta. Se você gostou desse artigo, não deixe de acompanhar outros conteúdos como esse que estão disponíveis em nosso blog e em nossas redes sociais: Instagram, LinkedIn e YouTube 

Sobre o autor:

Grupo Quanta

Compartilhe:

Artigos
relacionados

Newsletter

Ao cadastrar, você aceitará nossas Política de Privacidade.