Atualmente, muitas empresas estão na corrida pela sustentabilidade. Isso ocorre porque o termo está cada vez mais conhecido pela sociedade e consumidores estão preferindo comprar produtos que não agridem o meio ambiente e que tenham algum tipo de certificado que garanta a utilização das melhores práticas em sua cadeia produtiva.
Além disso, a globalização e a dinâmica mais ágil do mercado cobram que as empresas sejam mais flexíveis e se adaptem aos interesses dos stakeholders (todas as partes interessadas, investidores, comunidade, clientes, governo, parceiros, fornecedores etc), se tornando imprescindível a introdução de ações que desenvolvam o tripé da sustentabilidade nas organizações, sendo esse tripé composto pelas dimensões social, ambiental e econômica.
Qual a importância em adotar a sustentabilidade na sua organização?
A sustentabilidade é uma oportunidade de geração de valor para as empresas, não só por conta do atendimento às exigências do mercado e manutenção da reputação, mas também pela introdução de uma gestão mais sustentável, que acaba reduzindo os custos e a utilização de recursos da empresa.
Uma empresa sustentável também promove maior transparência junto aos stakeholders, o que acaba promovendo uma série de vantagens competitivas em relação aos demais players do mercado, que não introduzem essa estratégia nas suas organizações.
Quais são as principais vantagens?
Dentre as principais vantagens da adoção da sustentabilidade nas organizações estão:
- Redução de riscos de imagem, operacional, financeiro, estratégico, regulatório e legal;
- Facilitação de acesso à empréstimos bancários acima de R$ 10 milhões, visto que empresas sustentáveis são alinhadas às exigências solicitadas pelo Princípio do Equador;
- Economia com os custos de produção por meio do uso otimizado dos recursos;
- Manutenção da disponibilidade dos recursos naturais utilizados na produção, por meio da preservação do meio ambiente;
- garantia da longevidade e relevância do negócio;
- aumento da qualidade dos produtos;
- melhora da imagem da marca perante os consumidores e stakeholders;
- aumento da satisfação de colaboradores, parceiros e fornecedores da empresa por estarem agindo de forma ética e ambientalmente responsável;
Afinal, como ser uma empresa sustentável?
Para uma empresa ser considerada sustentável, é necessário que ela estimule a atuação nas dimensões econômica, social e ambiental. Essas três dimensões são empregadas nas organizações da seguinte maneira:
#1 Social
Diz respeito principalmente às pessoas, à igualdade social e ao capital humano. Refere-se a práticas comerciais justas e benéficas para a comunidade onde a empresa está inserida, possibilitando não só que os interesses corporativos e trabalhistas sejam atendidos, mas também o bem-estar de todos os stakeholders sejam respeitados de maneira interdependente.
#2 Ambiental
Se refere a práticas ambientais sustentáveis, que buscam respeitar a ordem natural do planeta e minimizar ao máximo o impacto ambiental nele produzido.
#3 Econômica
Se refere ao valor financeiro criado pela organização, ao lucro, ao crescimento, à produtividade de trabalho e aos gastos com pesquisa e desenvolvimento.
Selos de Sustentabilidade
De olho nessa crescente parcela de consumidores interessados na sustentabilidade é que surge o tão temido Greenwashing, termo em inglês que pode ser traduzido como “banho verde”, esse termo se refere às empresas que constroem uma imagem pública de responsabilidade socioambiental, sem que de fato seja uma empresa sustentável, que tenha como valor a preservação do meio ambiente e não apenas o crescimento econômico.
Portanto, a transparência de informações ao mercado é tão importante, visto que dificulta tal prática. Relatórios de Sustentabilidade auditados por consultorias, adoção de sistemas de gestão como a ISO, participação em organizações sérias como o Pacto Global e uso de certificações de empresas reconhecidas pelo mercado são algumas das provas que determinada Companhia adota a sustentabilidade em sua estratégia.
Dentre as principais categorias contempladas pelos selos de empresa sustentável estão:
- Eficiência energética;
- Gestão da água;
- Alimentos orgânicos e veganos;
- Manejo florestal;
- Gestão de Resíduos;
- Biodiversidade.
Hoje existem mais de 30 certificações sustentáveis no Brasil. Separamos alguns dos mais conhecidos no mercado:
Eficiência energética
PROCEL
Certifica equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. O Selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica indica os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. Os equipamentos passam por testes rigorosos e controlados realizados em laboratórios credenciados no programa (www.eletrobras.gov.br/procel)
ISO 50001
São as normas sobre o Sistema de Gestão de Energia (SGE). Que tem como objetivo tornar o consumo energético mais eficiente. Dentro de indústrias, comércios e em qualquer empresa no geral, promovendo a redução do consumo total de energia. Resultando em economia financeira e redução de impactos ambientais.
Gestão Ambiental
ISO 14001
Certifica sistemas de gestão ambiental – SGA de empresas e empreendimentos de qualquer setor. Em suas operações, os empreendimentos devem considerar o uso racional de recursos naturais, a proteção de florestas e matas, preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos, entre outros requisitos. No Brasil, quem confere essa certificação é a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
Edificações Sustentáveis
LEED – Liderança em Energia e Design Ambiental
Certifica prédios e edificações que minimizem os impactos ambientais durante as construções e uso delas. Sistemas de economia de energia, água e gás, uso de materiais renováveis e controle dos aspectos ambientais da construção são critérios avaliados.
PROCEL Edifica
O PROCEL promove o uso racional da energia elétrica em edificações desde sua fundação, sendo que, com a criação do PROCEL EDIFICA, as ações foram ampliadas e organizadas com o objetivo de incentivar a conservação e o uso eficiente dos recursos naturais (água, luz, ventilação etc.) nas edificações, reduzindo os desperdícios e os impactos sobre o meio ambiente.
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Além do Selo de Energia Limpa, a Quanta emite também oferece o Certificado Internacional I-REC, um certificado de energia renovável que o consumidor comprova a origem da eletricidade consumida e a correspondente redução de emissão de gases do efeito estufa. Esse certificado segue a metodologia GHG Protocol, podendo ser utilizado no escopo 2.