Início / 7 perguntas e respostas sobre o Mercado Livre de Energia Elétrica

7 perguntas e respostas sobre o Mercado Livre de Energia Elétrica

O Mercado Livre de Energia (MLE) tem sido uma opção cada vez mais atraente para quem busca reduzir custos com eletricidade.

A boa notícia é que, a partir de janeiro de 2024, todas as empresas de média e alta tensão, classificadas como “grupo A”, poderão economizar dinheiro negociando a compra de energia diretamente com fornecedores. Assim, mais de 100 mil unidades consumidoras terão a possibilidade de entrar no MLE e aumentar sua competitividade em seus respectivos negócios.

Preparamos esse artigo no formato de perguntas e respostas para você saber tudo sobre o assunto e se preparar para se beneficiar com a novidade.

Aproveite e tire todas as suas dúvidas!

  1. O que é Mercado Livre de Energia Elétrica?

    O Mercado Livre de Energia (MLE) é um ambiente onde consumidores e geradores de energia negociam contratos de compra e venda diretamente, sem a intermediação das distribuidoras de energia. Também chamado de Ambiente de Contratação Livre (ACL), é regulado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

  2. Por que o Mercado Livre de Energia é mais barato?

    No Mercado Cativo (tradicional), o fornecimento de energia é feito por uma única empresa – a distribuidora de energia local. Nesse caso, os preços são regulados pela ANEEL. Já no Mercado Livre, os preços são estabelecidos livremente pelas partes envolvidas na negociação. Na prática, sua empresa pode economizar a partir de 20% nos gastos com eletricidade ao negociar no ACL.

  3. Por que o Mercado Livre de Energia é mais flexível?

    O ambiente de negociação do Mercado Livre de Energia oferece maior flexibilidade e autonomia para os consumidores, pois permite que eles negociem preços e condições contratuais mais adequados às suas necessidades. Além disso, o MLE permite a negociação de energia elétrica no chamado mercado de curto prazo, onde os preços são estabelecidos pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

  4. É possível escolher a fonte de energia no Mercado Livre?

    Sim! Essa é uma grande vantagem para as empresas que desejam melhorar seus indicadores de sustentabilidade e, dessa forma, se tornarem mais atraentes para seus clientes, parceiros e investidores. No Mercado Livre de Energia, você pode escolher comprar energia de fontes renováveis, como Hidrelétrica, Solar e Eólica.

  5. Como o Mercado Livre de Energia ajuda na eficiência energética da empresa?

    Além de pagar menos pela energia consumida, no Mercado Livre, as empresas têm acesso a informações detalhadas sobre seu consumo de energia elétrica, o que pode ajudar a identificar oportunidades de melhoria na eficiência energética e monitorar o desempenho ao longo do tempo.

  6. Quem pode participar do Mercado Livre de Energia?
    A conta de energia elétrica da sua empresa faz parte do Grupo A? Se a resposta for sim, a partir de janeiro de 2024, você poderá participar do MLE, segundo a Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME).
  7. O que é preciso fazer para participar do Mercado Livre de Energia?
    O ingresso no Mercado Livre de Energia (MLE) é um pouco complexo e requer um planejamento cuidadoso. Por isso, é recomendável que as empresas busquem o apoio de consultorias especializadas em energia, ou façam sua contratação com empresas que ofereçam gestão – como a Quanta – para orientação e apoio em todo o processo.

Em geral, existem algumas etapas que as empresas devem seguir. São elas:

1° passo: Efetue uma avaliação da viabilidade da sua migração para o MLE, levando em consideração fatores como seu consumo de energia e demanda contratada.

2° passo: Cote e escolha seu fornecedor de energia, que pode ser comercializador ou gerador. Na hora da escolha é sempre importante considerar qual é o tipo de energia que será consumida, dando preferência às energias renováveis, como hidrelétricas, solares e eólicas.

3º passo: Escolha o modelo de contratação, pois existem diferentes modelos de contratação de energia no MLE, como contratação com preço fixo ou economia garantida em relação ao cativo, por exemplo. A empresa deve escolher o modelo mais adequado às suas necessidades e perfil.

4° passo: Formalize o contrato de fornecimento de energia elétrica diretamente com o gerador ou com a comercializadora escolhida, após a escolha do modelo de contratação e a negociação de preços e condições.

5° passo: Realize sua adesão à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) através da empresa que fechou o contrato de fornecimento de energia, é uma etapa simples e rápida do processo e a parte burocrática fica com o gerador ou comercializador, intermediando todo o processo com a CCEE.

6° passo: Adeque o seu Sistema de Medição, caso seja necessário, com a concessionária local. Essa etapa também será conduzida, sem custos associados, pelo gerador ou comercializador, intermediando toda a operação com a concessionária local.

7° passo: Seja um cliente livre, usufrua de todos os benefícios negociados em sua proposta, considerando os prazos que foram acordados para início do fornecimento.

É importante ressaltar que o processo de ingresso no Mercado Livre de Energia pode ser diferente para cada empresa e envolver outros passos além dos mencionados acima, dependendo do caso específico.

O ponto principal é: vale muito a pena. Ao economizar energia, sua empresa pode alocar recursos em outros setores, aumentar a competitividade no mercado e ainda se tornar mais sustentável.

Quer saber quanto você pode economizar? Faça uma simulação agora!

Como a Quanta pode ajudar sua empresa?

A Quanta acredita que a energia é o bem mais precioso do ser humano. Nosso compromisso vai além de gerar e comercializar energia limpa e sustentável. Buscamos estabelecer relações saudáveis, prósperas e duradouras, desde a qualidade da energia que produzimos até a quantidade que empregamos em nossas ações.

Com o propósito de gerar as melhores energias e contribuir para um mundo mais sustentável, atuamos no mercado brasileiro de energia limpa desde 2005. Somos a parceria ideal para empresas de todos os tamanhos, oferecendo soluções que promovem economia financeira e sustentabilidade ambiental. Junte-se a nós na construção de um mundo melhor através de fontes renováveis e oportunidades no Mercado Livre de Energia e Geração Distribuída.

Faça uma avaliação gratuita e simule a economia financeira que você pode obter em parceria com a Quanta.

Leia aqui mais conteúdos sobre eficiência energética, energia renovável, Geração Distribuída e Mercado Livre de Energia.

Sobre o autor:

Grupo Quanta

Compartilhe:

Newsletter

Ao cadastrar, você aceitará nossas Política de Privacidade.

Verified by MonsterInsights