Existem diversos agentes que fiscalizam e gerenciam o mercado de energia elétrica no Brasil. Apesar de ser complexo, o sistema é organizado para que seja garantida a produção e o consumo de energia das empresas envolvidas nesse processo. Entre os principais órgãos que atuam no segmento, está a CCEE.
O que é:
CCEE é a sigla para Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, que integra os agentes: geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores. Ela está presente em cada etapa e garante as condições para que a energia elétrica seja negociada. Por isso, a CCEE é considerada a grande facilitadora do mercado energético.
Ela atua nas diversas relações comerciais, que são estabelecidas em ambientes distintos: o Ambiente de Contratação Livre (ACL), conhecido como o Mercado Livre de Energia, e o Ambiente de Contratação Regulada (ACR), formado pelos consumidores cativos.
A CCEE é considerada a casa do mercado, investe em tecnologias, nas relações pessoais e no conhecimento técnico. Operam o mercado comercial e geram bilhões de reais em recursos, garantindo a liquidez dos negócios e a sustentabilidade do setor.
Como funciona?
A CCEE é um órgão que foi criado por meio da Lei nº 10.848/2004, que foi posteriormente regulamentada mediante o Decreto nº 5.177/2004. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que tem a função de viabilizar as transações comerciais de eletricidade no Mercado Livre de Energia.
O órgão tem a responsabilidade de administrar o mercado de energia elétrica no território brasileiro. É ele que faz a contabilização das atividades de compra e venda, calcula o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) e o divulga continuamente, para atribuir valor às transações de energia elétrica no Brasil.
A CCEE, apura as questões de fornecimento de energia, sua origem, débitos e créditos dos agentes envolvidos. A entidade é mantida por organizações que comercializam energia:
- Empresas geradoras;
- Autoprodutores;
- Produtores independentes;
- Concessionárias de serviço público;
- Comercializadoras;
- Distribuidoras;
- Exportadoras;
- Importadoras;
- Consumidores livres.
Qual é sua função?
A principal função da CCEE é:
- Gerenciar e fiscalizar, de forma idônea, o Mercado Livre, realizar a divulgação e executar os leilões regulados;
- Redigir os instrumentos contratuais inerentes.
A CCEE mantém os registros de informações de energia elétrica consumida, implanta as regras e os procedimentos das operações comerciais e gere os contratos do ACL e ACR:
- Apura as infrações cometidas pelos agentes e aplica penalidades;
- Realiza leilões de compra e venda de energia no ACR;
- Executa leilões de Energia de Reserva, sob delegação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL);
- Faz a liquidação financeira dos montantes contratados nos leilões.
Além disso, também calcula o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), diariamente para cada hora do dia seguinte, considerando a aplicação dos limites máximos (horário e estrutural) e mínimo vigentes para cada período de apuração e para cada submercado. Este cálculo é realizado por modelos computacionais (Newave, Decomp e Dessem) e tem como base o Custo Marginal de Operação (CMO).
O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) é o resultado de um cálculo que determina os valores de toda a energia elétrica que foi produzida, mas não foi contratada pelos agentes do mercado.
A metodologia que determina o PLD é operacionalizada pelos modelos computacionais NEWAVE, DECOMP e DESSEM
Atribuições da CCEE
– Contabilização e controle da medição: para equilibrar produção e consumo.
– Cálculo da liquidação das diferenças entre o que é contratado, gerado e consumido: para equilibrar custos de oferta e demanda.
Processo de contabilização CCEE
Funciona para ajudar a manter um equilíbrio, evitando sobra de energia produzida em excesso ou falta energia que está sendo consumida a mais do que está sendo produzido.
Além de realizar a contabilização, também é responsável pelo controle dos sistemas de medição, tem os dados tanto de consumo quanto de produção em tempo real, ela processa essas informações e divulga todos os agentes e os participantes interessados
Mercado de curto prazo (MCP)
O Mercado de Curto Prazo é o ambiente onde ocorre a apuração das diferenças entre a energia contratada e a energia verificada, que são valoradas ao Preço de Liquidação das Diferenças (PLD). O MCP também é denominado mercado spot.
Com informações ccee.org.br
Soluções Quanta
O Grupo Quanta oferece uma gestão que facilita todo esse processo. Conosco é possível fazer um balanço entre o que foi consumido de fato e o que tem contratado, já que logo após a disponibilização dos dados consolidados da medição, o contratante tem um curto prazo para poder comprar essa energia que faltou ou até mesmo vender energia que possa vir a sobrar.
Por se tratar de um prazo curto, nosso time de especialistas da Quanta realiza essa análise de forma rápida e eficiente, restando ao nosso cliente essa tomada de decisão o mais simplificada possível.