Saiba o que é, quais são os tipos e as vantagens e desvantagens da Geração Distribuída
O que é Geração Distribuída?
A Geração Distribuída (GD) nada mais é do que a produção descentralizada de energia no mesmo local de consumo, ou próxima a ele, estando geração e consumo na mesma Distribuidora.
Atualmente, o consumidor brasileiro pode estar conectado à rede de distribuição e ainda assim gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis.
Seu excedente de geração é fornecido para a rede, gerando créditos de energia para serem consumidos nos momentos em que seu consumo for maior que a geração, através do mecanismo chamado de Sistema de Compensação de Energia.
Que na prática, significa que o excedente que for produzido gera créditos em kilowatts-hora (kWh), e não por preço, que passam a constar na fatura seguinte e podem ser consumidos em até 60 meses (5 anos)
Principais modalidades da Geração Distribuída
As 3 principais modalidades são a compensação na própria unidade consumidora, autoconsumo remoto e geração compartilhada.
- Compensação na Própria Unidade Consumidora
Trata-se de uma única unidade consumidora com capacidade de geração, na qual toda a energia que é gerada é consumida no próprio local. É o comumente exemplificado pelas placas solares no telhado.
- Autoconsumo Remoto
Imagina que você tem uma empresa com múltiplas unidades e quer economizar energia através da GD. Ao invés de instalar um sistema para cada unidade, você pode instalar um único sistema de geração e direcionar todo o excedente de energia para as outras unidades consumidoras, desde que estejam sob o mesmo CPF ou CNPJ, e a sua geração esteja ligada a mesma distribuidora que suas unidades consumidoras.
Na prática, isso quer dizer que você pode ter uma Usina Solar Fotovoltaica em uma região rural e gerar energia para sua rede de lojas na cidade, desde que sua usina e suas lojas sejam atendidas pela mesma Distribuidora e suas lojas estejam sob o mesmo CNPJ.
Este é o modelo adotado pela Quanta. Nós direcionamos nossos esforços na construção de usinas solares, facilitando a vida dos nossos clientes, que passam a alugá-las depois de prontas, sem investimento e sem dor de cabeça.
Com o aluguel da usina, os consumidores passam a gerar a sua própria energia e economizar até 20% na sua conta de luz.
- Geração Compartilhada
A principal diferença dessa modalidade é a possibilidade de compartilhar a energia gerada em um único sistema fotovoltaico com dois ou mais consumidores (pessoas físicas ou jurídicas), estando todos na mesma área de concessão da mesma distribuidora.
Para que a geração compartilhada passe a vigorar, esses consumidores precisam se unir em consórcio ou cooperativa. Na GD quando se fala em consórcio de empresas significa a união de vários CNPJs e cooperativa de consumidores à CPFs.
Após instalado, os créditos gerados pela usina (local onde ocorrerá a minigeração ou microgeração de energia solar) passam a ser compartilhados entre as empresas integrantes do consórcio.
Em todos os modelos o excedente que for produzido gera créditos em quilowatt-hora, que passam a constar na fatura seguinte e podem ser consumidos em até 60 meses (5 anos).
Qual a diferença entre Autoconsumo Remoto e Geração Distribuída Compartilhada?
Ao participar do sistema de compensação, ambos conseguem compensar o valor integral da Tarifa de Energia (TE) e da Tarifa do Uso do Sistema de Distribuição (TUSD). Porém no autoconsumo, por estarem todas as unidades ligadas ao mesmo CNPJ ou CPF, essa compensação se estende aos tributos de PIS/COFINS e ICMS, que no estado do Rio de Janeiro representam aproximadamente 40% da tarifa de energia.
Vantagens X Desvantagens da Geração Distribuída
- Vantagens:
#1 Redução da conta de luz
A principal vantagem da geração distribuída para o consumidor, sem dúvidas, é a economia obtida na conta de luz, devido a produção da sua própria energia.
#2 Independência energética
O consumidor ganha independência, uma vez que gerando sua própria energia, fica protegido dos aumentos das bandeiras tarifárias.
#3 Previsibilidade anual dos custos
Com a GD o cliente passa a ter um controle absoluto dos seus gastos com energia.
#4 Geração de Energia Sustentável
A produção descentralizada de energia opera com fontes de impacto ambiental bastante reduzido, como a solar, promovendo uma geração ecologicamente correta e benéfica do ponto de vista econômico.
#5 Redução dos Impactos Ambientais
A GD foca no aproveitamento dos recursos renováveis locais para a geração de energia, o que reduz a necessidade da construção de novas linhas de transmissão para transporte de energia.
#6 Geração Distribuída é o Futuro
Os consumidores terem escolha de produzirem sua energia já é a realidade em muitos países, sendo uma tendência mundial, a geração distribuída de energia aponta para um sistema energético mais eficiente, sustentável e menos custoso, beneficiando igualmente distribuidoras e consumidores.
- Desvantagens:
#1 Alto investimento
Talvez, a maior desvantagem da GD seja o alto investimento inicial, isso porque para a construção da unidade geradora, muitas vezes é necessário importar equipamentos, por serem tecnologias ainda relativamente novas não estão disponíveis facilmente no mercado nacional.
Além disso, devido a necessidade de importação os equipamentos acabam sofrendo variações de preço da taxa cambial, o que pode torná-los ainda mais onerosos.
#2 Operação e manutenção
Quando se tem uma usina solar, o proprietário deve não só fazer a limpeza e manutenção dos equipamentos periodicamente, como também saber operar a usina.
Para operação é necessário ser capaz de identificar problemas antes ou logo após a ocorrência, e realizar as intervenções necessárias para que seja mantida sempre a maior eficiência de geração de energia.
Sendo assim, é fundamental que a operação seja feita por profissionais especializados. Logo, alugar uma usina torna-se muitas vezes a solução desse problema, uma vez que você consegue ter seu desconto na conta de luz e terceiriza o serviço de operação e manutenção.
#3 Burocracias iniciais
Antes do consumidor começar a gerar sua própria energia, ele deve resolver as burocracias iniciais para se conectar à rede distribuidora. Entretanto, se o consumidor optar por fazer autoconsumo remoto com uma empresa, ela ficará responsável por todo o procedimento de conexão do sistema.
Como a Quanta pode ajudar seu negócio a entrar na GD?
A Quanta possui unidades de geração distribuída implementadas no modelo de autoconsumo remoto. Alugamos unidades de geração para nossos clientes, que passam a ter posse dos projetos e compensam a energia gerada em suas unidades consumidoras .
O cliente economiza a partir de 15% da sua conta de luz, com economia imediata, mantendo o foco no seu negócio e podendo reinvestir o dinheiro economizado em melhorias para sua empresa.
A Quanta polpa os clientes das preocupações com a infraestrutura, burocracias do processo, operação e manutenção das usinas.
Ficou interessado? Veja o quanto você pode ganhar com os serviços da Quanta.
Conclusão
O que podemos concluir é que existem vários tipos de geração distribuída e não há um tipo que seja melhor que o outro, mas sim um que atenda melhor a sua necessidade. Portanto, é válido pesquisar e se consultar com especialistas para avaliar qual solução é melhor para você.
Gerar sua própria energia tem muitas vantagens, entretanto ainda não é viável para todos. Seja pelo custo de investimento inicial ou pela dificuldade de lidar com as burocracias existentes. Por isso, existem empresas como a Quanta que viabilizam que empreendedores possam ter acesso a esse benefício.
Quer saber mais sobre Geração Distribuída ou demais assuntos do mercado de energia? Acesse nosso blog. Para ficar conectado com as nossas atualizações, siga-nos nas redes sociais, estamos no LinkedIn, Instagram e Facebook.
Esquecemos de algo, ou você teve alguma dúvida sobre o assunto, escreva nos comentários que nossa equipe vai responder assim que possível. Tem alguma sugestão de tema? Deixa nos comentários também.
Para contratar e saber mais sobre os serviços da Quanta, entre no nosso site ou mande uma mensagem no WhatsApp.