Quando olhamos para a porcentagem da Matriz Energética brasileira, podemos ver um cenário bastante diversificado e equilibrado, além de um grande potencial em ascensão no setor de energia limpa e renovável.
Nesse texto, a Quanta traz alguns dados que mostram a crescente e positiva participação do Brasil no setor de energia limpa e renovável no mundo.
Matriz Energética e Matriz Elétrica o que são
É muito comum que as pessoas confundam o conceito de Matriz Energética com o de Matriz Elétrica, embora se complementem, são diferentes.
Matriz Energética: Representa o conjunto de fontes de energia (renováveis ou não) disponíveis como um todo, responsável por movimentar e alimentar diversos setores, como o mercado de combustíveis e gás e a própria geração de eletricidade.
Matriz Elétrica: É formada pelo conjunto de fontes (renováveis ou não), disponíveis apenas para fim de geração de energia elétrica. Ou seja, é considerada uma das partes da Matriz Energética.
Agora que você já sabe o que a Matriz Energética representa, conheça sua composição:
Dados da Matriz Energética Mundial:
Como observado no gráfico acima a Matriz Energética Mundial é composta em sua maioria por fontes de energia não renováveis, como é o caso do petróleo e seus derivados, do carvão e do gás natural.
Já as fontes renováveis representam apenas 14,2% em seu total, somando à participação da energia hidráulica (2,6), biomassa (9,6) e energia solar, eólica e geotérmica.
que estão assinaladas como “Outros” (2,6).
O cenário brasileiro é bem diferente do apresentado anteriormente. A seguir, mostramos a comparação da composição da matriz energética brasileira com a matriz mundial.
Dados da Matriz Energética Brasileira
Como vimos no gráfico o consumo proveniente de fontes não renováveis seguem sendo as mais utilizadas, mas ainda assim em comparação com o mundo o Brasil tem a melhor distribuição e utiliza quase metade de sua Matriz Energética proveniente de fontes renováveis.
Atingindo 48,3% de seu total, somando: Derivados da Cana-de-açúcar (19,1%), Hidráulica (12,6%), Lenha e Carvão Vegetal (8,9%) e outras renováveis (7,7%).
Matriz Energética Brasileira vs Matriz Energética Mundial
A matriz energética brasileira é composta por 32% a mais de renováveis que a matriz mundial, isso devido à disponibilidade de recursos naturais e geografia do país, que propicia a geração de energia hidráulica, eólica, solar, entre outras.
Essa característica da nossa matriz é muito importante para o Desenvolvimento Sustentável servindo como referência mundial. Isso porque, o uso de energia renovável gera menos impactos negativos ao meio ambiente, proporciona o bem-estar da sociedade e fomenta o desenvolvimento econômico do país.
Vantagens e desvantagens
– Vantagens: A utilização de energia renovável está intimamente relacionada ao bem-estar ambiental, econômico e social, quanto maior a adesão maior a preservação dos recursos naturais, consequentemente redução dos impactos ambientais, além da redução de custos a longo prazo.
– Desvantagens: Apesar de todos estes benefícios, o Brasil ainda depende de combustíveis fósseis para geração de energia e combustíveis para automóveis e outros setores industriais. O que requer um grande investimento no setor tecnológico para adequação de transportes, por exemplo. Além das fontes renováveis apresentarem algumas limitações.
Conclusão
Visto o exposto acima, fica evidente a grande oportunidade que é tornar a matriz energética brasileira ainda mais sustentável. Porém, para que isso ocorra é necessário que haja um esforço conjunto dos setores público e privado, por isso, quer saber como sua empresa pode contribuir com o Desenvolvimento Sustentável e reduzir os gastos com energia?
Veja aqui o que podemos fazer pelo seu negócio: